Conselhos Úteis

 

 

 

A maioria dos problemas que afectam os membros inferiores, provêm das alterações da circulação mais precisamente relacionadas com a circulação venosa.

Entre estes são mais frequentes as varizes, sendo as mulheres mais afectadas do que os homens. Assim:

Evite os longos períodos em pé, parado.
Alterne com pequenos períodos de marcha ou ponha-se em bicos de pés várias vezes. Evite ficar muito tempo sentado, sobretudo em cadeiras de rebordo duro, ou cruzar as pernas.


Prevenção e/ou Tratamento

Através de:

  • Medidas higieno-diéticas
  • Exercício físico adequado
  • Contenção elástica eficaz
  • Terapêutica medicamentosa
  • Escleroterapia
  • Cirurgia, quando necessária

Não bloquear a circulação venosa com:

  • Jeans apertados
  • Cintas ou ligas
  • Meias com rebordo elástico forte
  • Botas apertadas

Coma com sensatez:

  • Evite obesidade
  • Evite a obstipação
  • Não abuse do tabaco e do álcool

Use sapatos adequados:

  • Evite os rasos
  • Evite os saltos superiores a 5 cm

 

Prática Desportiva

Recomendáveis:

  • Natação
  • Hidroginástica
  • Ciclismo
  • Marcha
  • Golfe
  • Cardio fitness

Indiferentes:

  • Ski alpino
  • Ski náutico
  • Vela
  • Surf
  • Windsurf
  • Aeróbica

Prejudiciais:

  • Ténis
  • Body Combat
  • Futebol
  • Musculação com alteres
  • Equitação

 

Não esquecer:

Tal como em qualquer outra doença, os problemas venosos não devem ser negligenciados dado que, entregues a si mesmos acabarão por originar necessariamente alterações que vão desde a estética às varizes, flebite, tromboses venosas profundas ou situações mais complexas tais como as úlceras de perna, com ou sem eczema, dolorosa, de tratamento moroso e difícil que, nos casos mais graves podem conduzir à incapacidade.

 

 

É da maior importância:

  • Evitar os banhos muito quentes. O calor dilata ainda mais as varizes.
  • Evitar as longas exposições ao sol.

Não esquecer:

  • Fazer frequentemente movimentos com as pernas.
  • Nadar ou caminhar à beira-mar, na zona de rebentação.
  • No tempo quente, massajar as pernas com duche frio (2 minutos), de baixo para cima.
  • Dormir com os pés da cama elevados cerca de 20 cm, com ajuda de qualquer objecto: Almofada especial, listas telefónicas, livros, tacos de madeira, etc.

 

Efectuar pelo menos uma vez por dia, durante 10 a 15 min, exercícios musculares adequados, em posição deitada ou de pé. 

 

Exercícios Físicos

Posição Deitada

Movimentos de bicicleta: Mova as pernas com movimentos enérgicos (15 a 20 vezes).

Mova os dedos dos pés com as pernas ligeiramente levantadas e esticadas: alternadamente dobre e estique os dedos (até 20 vezes).

 

 

Cruze e descruze as pernas num movimento de tesoura (10 a 15 vezes).

 

Mova cada perna num pequeno círculo (até 10 vezes).

Posição de Pé

Apoie o pé alternadamente sobre os dedos e sobre o calcanhar.

Ande sobre os calcanhares.

Coloque-se em bicos dos pés.